Quem são os Vegan e em que consiste o Veganismo?
O Veganismo é uma filosofia de vida motivada por convicções éticas que procura evitar a exploração animal e abuso dos mesmos, defendendo assim totalmente o direito dos animais.
Veganismo não é dieta, mas sim uma ideologia baseada nos direitos animais, e que luta pela inclusão destes na sociedade.
Etimologia
O termo inglês vegan -(pronuncia-se vígan), deriva da palavra “vegetarian”, em que se consideram as 3 primeiras letras e as 2 últimas para formar a palavra vegan, foi criado em 1944, durante uma reunião organizada por Donald Watson (1910 – 2005) envolvendo seis pessoas (após estas se desfiliarem da The Vegetarian Society por diferenças ideológicas).
Nesta reunião criaram uma nova sociedade e adotaram um novo termo para se definirem a si próprios (The Vegan Society).
Em português consideram-se as três primeiras letras e as três últimas letras (vegetariano), na formação do termo vegano (s.m. adepto do veganismo – fem. vegana).
Ideologia
Os veganos descartam qualquer produto de origem animal (alimentar ou não), além de produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus
ingredientes ou processos de manufactura.
Afirmam que cada animal é dono de sua própria vida, tendo assim o direito de não ser tratado como propriedade (enfeite, entretenimento, comida, cobaia, mercadoria, etc).
Vestuário, adornos
Artigos em pele, lã, seda, camurça ou outros materiais de origem animal que implicam a morte e/ou exploração dos animais que lhes deram origem são completamente rejeitados. Um vegano apenas se veste de tecidos de origem vegetal (algodão, linho, etc) ou sintéticos (poliéster, etc).
Alimentação
São vegetarianos estritos, ou seja, excluem da sua dieta carnes, gelatina, lacticínios, ovos, mel e quaisquer alimentos de origem animal.
Consomem basicamente legumes,frutas, cereais, vegetais, hortaliças, algas, cogumelos e qualquer produto, industrializado ou não, desde que não contenha nenhum ingrediente de origem animal.
Medicamentos, cosméticos, higiene e limpeza
Os veganos evitam o uso de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene e limpeza que tenham sido testados em animais. Alguns optam pela fitoterapia, homeopatia ou qualquer tratamento alternativo.
São divulgadas entre a comunidade vegana listas extensas de marcas e empresas de cosméticos e produtos de limpeza e higiene pessoal não testados em animais.
Entretenimento
Circos com animais, rodeios, vaquejadas, touradas e jardins zoológicos, também são rejeitados pelos vegan porque implicam escravidão, posse, deslocamento do animal de seu habitat natural, privação de seus costumes e comunidades, adestramento forçoso e sofrimento.